Artes

 MOACIR PEREIRA 



Da Assessoria do Município de Lages
(imprensa@prefeituralages.com.br)

Foto: Marcio Avila / Prefeitura de Lages
Em visita ao prefeito Elizeu Mattos na tarde desta quinta-feira (1), o jornalista, advogado e colunista político de veículos do Grupo RBS, Moacir Pereira, anunciou que está trabalhando no resgate da história do pintor e escultor lageano Malinverni Filho, o que deverá gerar uma obra literária marcante para as páginas de Lages. Moacir está concluindo pesquisas sobre o maior escultor da história de Santa Catarina e um de seus grandes pintores, o Artista das Araucárias. “A proposta de resgatar a história de uma das maiores personalidades de Santa Catarina nos enche de orgulho. Ele tem todo nosso apoio”, observa Elizeu.

A paixão de Moacir pela vida e obra de Malinverni nasceu em 2013 durante uma exposição na 25ª Festa Nacional do Pinhão, promovida pela Fundação Cultural de Lages (FCL), comemorativa ao centenário de Malinverni Filho. “Eu já conhecia a sua obra e me envolvi ainda mais. Existem vários monumentos e bustos dele em Florianópolis. No ano seguinte vim a Lages e fiz uma visita à viúva Maria do Carmo Lange Malinverni; estive na casa de Malinverni, assumindo o compromisso de fazer uma homenagem a Lages”, recorda Moacir. “Decidi que em 2016, quando Lages celebra seus 250 anos de fundação, irei fazer um esforço extraordinário, trabalhar de madrugada e aos finais de semana para resgatar a obra magnífica do grande Malinverni e, se Deus quiser, lançar o livro no final do mês de novembro”, adianta o jornalista. A ideia é lançar a obra durante o Salão do Livro.

Moacir presenteou o prefeito com um dos livros de sua autoria, “LHS - Luiz Henrique da Silveira - Transformando sonhos em realidade”. Elizeu retribuiu, dando a Moacir CDs das músicas da Sapecada da Canção Nativa e da Sapecada da Serra Catarinense deste ano.

Artista das Araucárias

Embora a obra ainda não possua um título, a cabeça de Moacir efervesce de ideias e sugestões. O roteiro sofre modificações ao longo do tempo. “Obviamente terá as palavras Malinverni Filho, além de ser abordado Artista das Araucárias, talento catarinense, a Serra pela pintura e escultura, algo assim. Sempre que sugiro títulos eu costumo ouvir o editor, que estuda dois aspectos: comercial e editorial”, frisa.

O escritor foi recepcionado também pelo superintendente da FCL, Mauricio Neves de Jesus. “Vim a Lages complementar informações, fotografias e obter dados junto ao Mauricio. Ele é um especialista em Malinverni Filho e poderá oferecer subsídios, como material de documentação”, informa. Mauricio ressalta que toda e qualquer manifestação de defesa e resgate da obra de Malinverni Filho é bem-vinda. “Iremos nos unir e disponibilizar o suporte possível para tornar concretizado o livro, um grande atrativo para o aniversário de Lages, uma riqueza da nossa história, de alguém nascido em Lages e que amava sua terra”, define Mauricio.

Moacir Pereira estava em Lages retornando de uma viagem a Caçador, no Meio-Oeste, onde realizou a doação de sua biblioteca de jornalismo e comunicação ao curso de jornalismo da Uniarp, cuja aula inaugural foi proferida por ele e da qual foi padrinho da primeira turma em 2012 e após, em 2015.

Lançamento de livro do Contestado em 24 de outubro

O jornalista conta com uma bagagem composta por 45 livros. No dia 24 de outubro será lançada sua 46ª obra, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), sobre Vicente Teles, o Mensageiro do Contestado. “Modéstia à parte foi uma obra fruto de pesquisa enorme feita por mim, com dezenas e dezenas de horas de entrevista com Vicente Teles, o maior pesquisador, compositor e mais dedicado dos catarinenses em relação à Guerra do Contestado. Está encerrando agora a comemoração dos 100 anos, pois aconteceu no início do século”, pontua Moacir, que conheceu Vicente Teles há mais de 40 anos. “É uma figura muito importante e irá revelar fatos muito importantes sobre a história de Santa Catarina”, garante.

Um homem à frente de seu tempo

Há telas de Malinverni Filho que se encontram no estrangeiro: França, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Argentina, Uruguai, Alaska, Áustria, Portugal, Holanda, Estados Unidos, México, Texas. Durante três anos foi restaurador das telas do Palácio do Itamaraty. Era considerado o melhor pintor de pinheiros, da atualidade. Uma paisagem de pinheiros foi adquirida pelo magnata Nelson Rockefeller. Pintou em tamanho natural o retrato de três governadores de Estado e o de Miss Santa Catarina, com traje típico de Anita Garibaldi. Foi decorador de igreja ortodoxa, em Florianópolis, e de uma igreja católica em São Lourenço (MG).

Seu estilo de pintura é clássico. Pintava paisagens, flores, nus, marinhas, natureza, retratos e interiores. Entre as pinturas de interior destaca-se a Casa de Rui Barbosa, composta de três telas. Criou a primeira Escola de Belas Artes do Estado de Santa Catarina, que funcionou em Lages, com métodos e modelos organizados e criados por ele mesmo. Deixou inúmeros baixos-relevos e escreveu diversos pensamentos, poesias e acrósticos.

Malinverni Filho tem obras espalhadas por vários cantos da cidade, inclusive no Gabinete do Prefeito. Uma de suas características consiste na araucária, com fidelidade aos traços reais da espécie nativa, além da neve, taipas e paisagens rurais. Uma de suas esculturas mais famosas denomina-se Mãe, remete a uma mulher e seu filho; essa obra faz parte da decoração da parte externa do hospital Tereza Ramos. A imagem estava anteriormente localizada na praça da igreja Santa Cruz.

Museu

O Museu Malinverni Filho, situado na rua Manoel Thiago de Castro, Centro, reúne quadros e objetos. Localiza-se na casa de dois andares onde o artista viveu com a mulher, Maria do Carmo, idealizadora e organizadora do acervo que reúne mais de duas mil peças – incluindo um retrato dela que o marido pintou em 1948. Estão no museu o primeiro quadro de Malinverni Filho, produzido em 1926 (quando ele tinha apenas 13 anos), e a última obra, inacabada, chamada “Paisagem Serrana”, de 1971.

Seus trabalhos de escultura são:

Estátuas:

01. Nereu Ramos - Governador do Estado - Lages
02. Nereu Ramos - Governador do Estado - Florianópolis
03. Jorge Lacerda - Governador do Estado - Florianópolis
04. Carlos Renaux - Cônsul - Brusque
05. Antonio Correia Pinto - Fundador da Cidade - Lages
06. Mãe - Inaugurada após sua morte - Lages

Bustos:

01. Dr César Sartori - médico - Lages
02. Dr. Carmosino Camargo - médico - Lages
03. Dr. Valmor Ribeiro - médico - Lages
04. Dr. Gino Lotto - médico - Lages
05. Cel. Thiago de Castro - Advogado - Lages
06. Otacílio Costa - Deputado - Lages
07. Vidal Ramos Junior - Prefeito - Lages
08. Tito Bianchini - Cidadão Benemérito - Lages
09. Nereu Ramos - Governador do Estado - Florianópolis
10. Nereu Ramos - Governador do Estado - Videira
11. Ivo Silveira - Governador do Estado - Palhoça
12. Ivo Silveira - Governador do Estado - Florianópolis 

Acompanhe Lages Diário nas redes sociais. Curta no Facebooksiga no TwitterInstagramPinterest e Google+ e Adicione-nos no WhatsApp (49) 9923-9178.

PREVISÃO DO TEMPO

CURTA O LD

SEGUIDORES

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia

Enquete: qual candidata você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2017?

Organizador do Bike Serra morre em acidente em Lages