Geral

 SEMANA DA PÁTRIA 



Da Assessoria do Município de Lages
(imprensa@prefeituralages.com.br)

Foto: Marcio Avila / Prefeitura de Lages
Lages teve hoje o primeiro desfile cívico da Semana da Pátria deste ano. Nesta sexta-feira (2), a rua São Joaquim, onde tradicionalmente o evento é realizado, esteve lotada pela comunidade que marcou presença para assistir às instituições que passaram e deixaram sua mensagem. No palanque, autoridades civis e militares prestigiaram a passagem das escolas e suas fanfarras, com muitos aplausos de reconhecimento. Ao todo, 11 escolas desfilaram, sendo cinco municipais e seis estaduais, envolvendo cerca de 1.500 estudantes, professores e colaboradores.

Para o vice-prefeito Toni Duarte, esta é uma semana importante para a exaltação e incentivo ao patriotismo, mas também de muita reflexão de que a sociedade depende de que cada cidadão faça sua parte e também a integração das comunidades em prol de um bem comum. “Lages está fazendo sua parte, valorizando nosso país e, acima de tudo, despertando nas crianças a educação e o civismo. A Semana da Pátria é um diferencial em relação aos outros municípios, pois aqui temos sete dias dedicados às homenagens aos símbolos da nossa nação”, salienta.

Muitos militares fizeram questão de valorizar o desfile. “Esta é uma das semanas mais importantes para o nosso país e município, pois revigora e relembra bons princípios. Procuramos estar presentes, pois é quando a juventude se espelha nas autoridades para terem uma vida regrada e disciplinada. A participação das escolas é essencial para despertar o civismo e patriotismo no coração de cada um deles”, diz o coronel da 2ª Regional de Polícia Militar, Turíbio Skonieczny.

Escolas exaltam seus projetos

Todas as escolas destacaram, além das homenagens cívicas, os projetos desenvolvidos através de programas como o Mais Educação, com incentivo do governo federal. Quem assistiu aos desfiles pode ver demonstrações das aulas de capoeira e balé, por exemplo. Nas faixas e cartazes valores como gratidão, solidariedade, humildade, honestidade, tolerância e respeito foram carregados pelas crianças, como um apelo à sociedade moderna. “Nossas escolas se prepararam muito para este momento. Temos muitos projetos desenvolvidos. Esta é uma oportunidade de mostrar o que é produzido nas instituições”, destaca a secretária de Educação, Leni Coelho Granzotto.

Chamou a atenção muitos cartazes alusivos ao meio ambiente, sendo mostrados como um apelo para a sua preservação e maior conscientização da população quanto a esse tema. “Precisamos pensar em uma sociedade enquanto currículo voltado também à sustentabilidade, pois o meio ambiente está ligado a todas as comunidades. Esses jovens precisam aprender a importância de preservar o ambiente escolar, lutar pelos seus direitos e por um mundo melhor. Vamos pensar sobre que tipo de cidadãos estamos formando para o meio ambiente”, enfatiza o gerente regional de Educação (Gered), Humberto Aloísio de Oliveira.

Próximos desfiles

A Semana da Pátria continua, encerrando na quarta-feira, dia 7, com o desfile oficial na avenida Duque de Caxias, a partir das 9h, com participação de aproximadamente 20 instituições, entre escolas, grupos de escoteiros, forças armadas e associações. Neste sábado (3) o evento será realizado na avenida Camões, a partir das 14h, com a participação de aproximadamente dez instituições. A comissão organizadora determinou que, em caso de chuva, os eventos fossem cancelados. No calçadão da praça João Costa, todos os dias, às 9h e às 17h, ocorrem homenagens cívicas realizadas por alunos, com o hasteamento e arreamento das bandeiras, respectivamente. 

Acompanhe Lages Diário nas redes sociais. Curta no Facebooksiga no TwitterInstagramPinterest e Google+ e Adicione-nos no WhatsApp (49) 9923-9178.

PREVISÃO DO TEMPO

CURTA O LD

SEGUIDORES

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia

Enquete: qual candidata você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2017?

Organizador do Bike Serra morre em acidente em Lages