Trânsito

 MELHOR SABER! 



Do LD, com informações do Seguro Auto
(jornalismo.lagesdiario@hotmail.com)

Buzinar sem motivo de alertar e não estar relacionado ao trânsito pode gerar uma multa leve. (Foto: Ilustrativa)
O Código Brasileiro de Trânsito (CTB) traz muitas leis para que motoristas cumpram e façam do trânsito melhor e mais conscientizado, mas há multas que muita gente nem sabe que existem, algumas até mesmo são esquisitas, mas se for parar para pensar, elas  nem sempre são sem fundamento.

Por isso, vale a pena que ficar atento à elas já que algumas são de natureza grave e assim comprometer a sua pontuação na carteira além de ser um peso no bolso caso você encontre um agente de trânsito mais atento.

Oito multas que você talvez desconheça:

1 – Molhar pessoas no ponto de ônibus

O motorista que molhar pessoas seja em pontos de ônibus ou na calçada está sujeito a levar uma multa de natureza leve caso venha a molhar os pedestres. Por isso, quem está ao volante deve diminuir a velocidade ao passar por locais onde está com poças d’água.

2 – Não usar os limpadores do para-brisa

Não usar os limpadores do para-brisa gera uma multa considerada grave. Mas calma, não precisa ficar com eles ligados o tempo todo. Mas ao chover, ligue-os. Claro, que é praticamente impossível dirigir na chuva sem que não os ligue.

3 – Buzinar

Usar a buzina de forma errada gera uma multa leve, por isso para os esquentadinhos que enfiam a mão na buzina para reclamar que foram fechados ou simplesmente para incomodar estão sujeitos à multa. Parar na frente da casa do amigo e buzinar para que ele saia no portão também gera multa.

A buzina só pode ser usada para alertar ao redor e precisa estar relacionada ao trânsito.

4 – Não usar as setas

Em Lages, há muitos motoristas que se fossem observados já teriam estourado o limite de pontos na carteira por causa dessa infração que é de natureza grave. Por isso ao estacionar ou virar uma esquina ligue a seta, além de alertar o motorista ou pedestre também evita que você leve uma multa.

5 – Colocar o braço para fora

Os que acham que podem dirigir como se estivessem no sofá de casa estão enganados: nada de dirigir com o braço para fora do veículo e ainda pegar um bronzeado. Esse fato, além de colocar em risco a integridade física do condutor, faz com que ele não dirija com as duas mãos no volante, o que não é permitido. Por isso, se não quiser uma multa média, mantenha os dois braços dentro do veículo.

6 – Atirar objetos na via

Jogar objetos em via pública, além de ser porco, acaba gerando multa ao motorista. O ideal é sempre ter um lixo dentro do veículo para juntar as coisas e depois jogar num local apropriado. A menos que queira levar 4 pontos na carteira e desembolsar alguns reais.

7 – Parar longe da guia

Saber fazer baliza não é só uma questão de mostrar que sabe dirigir. Não saber estacionar o veículo corretamente, deixando a mais de 50 centímetros da guia, gera multa, além de atrapalhar o trânsito.

Dá ainda para levar em conta que, deixando o veículo muito no meio da rua, corre-se o risco de alguém passar e ralar todo o carro, indo embora e te deixando no prejuízo, se não tiver um bom seguro de carro.

Agora, saber estacionar vai ser mais que uma questão de simples honra, vai evitar também multas.

8 – Cobrar tarifa com o veículo em movimento


Essa vai para os motoristas de ônibus, Uber ou táxis, que querem fazer tudo ao mesmo tempo, dar o troco para o passageiro e ainda dirigir o ônibus. Nesse caso, ser multitarefa rende uma multa, por isso é bom dar o troco antes de sair do lugar.

Acompanhe Lages Diário nas redes sociais. Curta no Facebooksiga no TwitterInstagramPinterest e Google+ e Adicione-nos no WhatsApp (49) 9923-9178.

PREVISÃO DO TEMPO

CURTA O LD

SEGUIDORES

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia

Enquete: qual candidata você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2017?

Organizador do Bike Serra morre em acidente em Lages