Sou + Lages

 APÓS 5  ANOS 



Por Pablo Gomes, da ADR Lages
(imprensa.sdrlages@gmail.com)

Foto: Pablo Gomes / ADR Lages
A cidade de Lages, na Serra Catarinense, receberá nesta quinta-feira, 11 de agosto, um dos maiores presentes no ano em que comemora dois séculos e meio de fundação. Em comemoração ao Dia do Estudante, o Governo do Estado fará a entrega das obras de restauração do Grupo Escolar Vidal Ramos, o Colégio Rosa.

A programação será iniciada às 14h com atividades culturais voltadas a alunos da rede pública de ensino, como  teatro, intervenções circenses, sessões de cinema, contações de histórias e visitas guiadas às exposições de arte.

Já a partir das 18h, o público em geral será recepcionado com música de qualidade pelo Quarteto Jazz Alexandre Bueno. Às 18h30min começa a solenidade oficial com as presenças do governador Raimundo Colombo; do presidente do Conselho Regional do Serviço Social do Comércio (Sesc), Bruno Breithaupt; e do diretor de Educação e Cultura do Departamento Nacional do Sesc, Paulo de Camargo.

Na ocasião, o governador entregará o prédio de 103 anos todo restaurado ao Sesc, que pelas próximas três décadas administrará o novo Centro Cultural Vidal Ramos. O investimento do Estado nas obras foi de R$ 6,5 milhões.

Ainda durante o evento ocorrerá o acendimento das luzes que farão o inédito sistema de iluminação externa do edifício. E na sequência, o público poderá prestigiar de graça uma apresentação tradicionalista do Grupo Barbicacho Dança Show, junto com o Quarteto Coração de Potro e um dos grandes nomes da música nativista no Sul do Brasil, o cantor Luiz Marenco.

Centro Cultural Vidal Ramos abrirá todos os dias

O Centro Cultural Vidal Ramos será aberto ao público já na sexta-feira, 12 de agosto, a partir das 14h. O espaço funcionará todos os dias: de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h; aos sábados, das 9h às 21h; e aos domingos, das 15h às 21h. As inscrições para as atividades que serão oferecidas podem ser realizadas na Unidade do Sesc em Lages, na Avenida Dom Pedro II, 1693, bairro Universitário.

No Centro Cultural, a população terá acesso a serviços e eventos artístico-culturais como cursos, apresentações e exposições. O espaço conta com cafeteria, galerias de arte, salas para aulas de artes, dança, música, teatro e para cursos de literatura. Traz ainda um cinema com viabilidade de múltiplo uso, como exibições de filmes, contações de histórias e apresentações musicais de solos, duos e trios.

No local, o Sesc também abre uma biblioteca especializada em artes e história da cidade e região, com espaço para visualização de documentários e audiovisuais do acervo do CineSesc e audição de diferentes grupos musicais catarinenses e de referência na música brasileira.

Obras de artistas serranos abrem as exposições

Duas exposições inauguram as galerias de arte do espaço: "História e Arte”, de Moacyr Vidal Ramos; e “Retrospectiva”, de Clênio Souza. Moacyr Vidal Ramos, aos 83 anos, apresenta nesta mostra pinturas que retratam especialmente a família, o homem do campo, o rústico, as raízes serranas, os pinheiros e as paisagens dos campos de Lages, especialmente da Coxilha Rica, onde viveu grande parte de sua vida. O artista se dedica a ensinar em seu atelier por onde passou a maioria dos artistas lageanos das últimas quatro décadas.

Clênio Souza, falecido há dez anos, é de Urubici e adotou Lages como sua cidade, onde produziu incansavelmente suas pinturas, esculturas, desenhos e poesias. Esta mostra traz um panorama das diversas séries produzidas ao longo de sua carreira como “Marias”, “Catedrais Imaginárias”, “Mulheres de Pompéia”, “Lapso”, “Galpão” e “Homobagualis”. As exposições ficam em exibição até o fim de setembro.


PROGRAMAÇÃO PARA QUINTA-FEIRA, DIA 11 DE AGOSTO DE 2016 

Estudantes 

* 14h: espetáculo “Amor por Anexins” com Cirquinho do Revirado (Criciúma)
* 15h às 16h30: Circuito Cultural
- Exibições do curta-metragem “O Garoto Barba”, de Christopher Faust (PR)
- Visitas guiadas às exposições nas galerias de arte do Centro Cultural Vidal Ramos: "História e Arte”, de Moacyr Vidal Ramos; e “Retrospectiva”, de Clênio Souza (Lages)
- Intervenções circenses com Grupo Dale Circo (Florianópolis)
- Sessões de contação de histórias com Grupo Matakiterani (Lages)

Público em geral

* 18h: recepção ao público com Quarteto Jazz Alexandre Bueno
* 18h30: solenidade oficial de entrega da restauração do Colégio Rosa
* 19h: apresentação tradicionalista do Grupo Barbicacho Dança Show, junto com Quarteto Coração de Potro e Luiz Marenco

Acompanhe Lages Diário nas redes sociais. Curta no Facebooksiga no TwitterInstagramPinterest e Google+ e Adicione-nos no WhatsApp (49) 9923-9178.

PREVISÃO DO TEMPO

CURTA O LD

SEGUIDORES

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia

Enquete: qual candidata você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2017?

Organizador do Bike Serra morre em acidente em Lages