Tecnologia

 UMA AJUDA A MAIS 



Da Assessoria do Município de Lages
(imprensa@prefeituralages.com.br)

Foto: Marcio Avila / Prefeitura de Lages
Com o compromisso de honrar com um de seus papéis, o social, a empresa lageana Blend Software House, criada há somente dois meses na Incubadora MidiLages, doou um sistema digital de registro de atendimentos à Defesa Civil de Lages. A Blend Software House foi uma das sete startups lageanas contempladas no 5º Programa Sinapse da Inovação. Residente na Incubadora MidiLages, na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), desenvolveu e doou para a Defesa Civil, na tarde desta quarta-feira (24), um sistema de informação (software).

O software é para gestão das solicitações, atendimentos e ações do órgão, processo que atualmente é realizado manualmente via formulário e registrado em planilhas. Após, o documento era encaminhado ao agente ou fiscal e, num processo moroso, eram geradas as tabulações e os relatórios. Com o software, o banco de dados arquivado no sistema poderá gerar os relatórios automaticamente, pondo fim aos meses e meses de trabalho manual.

Tanto a criação quanto a manutenção do produto sistema digital “Defesa Civil” não terá nenhum custo ao Município e facilitará o registro, controle e gestão dos serviços e atendimentos a ocorrências, agilizando a geração de relatórios e subsidiando a tomada de decisões com informações e estatísticas em um menor espaço de tempo. O mecanismo foi desenvolvido dentro de cerca de um mês. Os principais campos a serem preenchidos são título do registro/cadastro do tipo de atendimento, cidadão, funcionário, tempo de resposta e status (andamento). Tudo estará vinculado.

Com o passar do processo será desenvolvida uma ferramenta em que a população poderá ter acesso ao sistema. A empresa possui todo o know-how para fazer desenvolvimento com as tecnologias mais atuais possíveis. Poderão ser criados portais e outras possibilidades em fases posteriores. Depois de amadurecido e consolidado o sistema em Lages, a ideia é comercializar a ferramenta para fora do município.

Economia de tempo e de recursos

O investimento no sistema é de aproximadamente R$ 5 mil, bancados pela própria empresa Blend. Entretanto, foi doado ao Município, sem prazo de validade da gratuidade. A Defesa Civil de Lages servirá de modelo e terá disponível a continuidade de sua versão. Os atendentes Malu Borges e Carlos Magnabosco Furtado irão operar o programa.

O proprietário da empresa, Claiton Camargo, acentua que a doação compreende uma parceria com a prefeitura visando otimizar o apoio à cidade, bem como implementar futuras melhorias para as novas versões do software, devido ao fato de a Defesa Civil de Lages ser referência para o Estado. “Nós fomos procurados pelo pessoal da Defesa Civil há cerca de um mês e meio mês”, recorda. Claiton desenvolveu a proposta com um produto inicial já instalado nos computadores da Defesa Civil.

Consciência social

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Juliano Chiodelli, articulou o contato entre a Blend e a Defesa Civil. Ele destaca que a Blend é uma empresa nova, inovadora e de consciência social. “E demonstra o arrojo de ideias tecnológicas nascidas dentro de Lages”, sintetiza. “A parceria público-privada sempre foi uma das bandeiras da administração municipal. A empresa está trazendo, desta forma, desenvolvimento. A iniciativa irá nos poupar tempo e recursos. Lages caminha rumo a ser uma cidade digital”, lembra o secretário executivo de Defesa Civil, Jacques Alves.

O agente de Defesa Civil, Marcelo Oliveira, atuante in loco na parte prática, esclarece que o software vem complementar o Plano de Contingência municipal, que é justamente diminuir o tempo de resposta e ação ao atendimento à população, além de atender ao Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil (Comupdec). Esse é o segundo projeto da empresa, o primeiro trata-se de um prontuário eletrônico em fase de implantação no Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas (CapsAD) em Lages, consistindo num projeto mais robusto.


Acompanhe Lages Diário nas redes sociais. Curta no Facebooksiga no TwitterInstagramPinterest e Google+ e Adicione-nos no WhatsApp (49) 9923-9178.

PREVISÃO DO TEMPO

CURTA O LD

SEGUIDORES

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia

Enquete: qual candidata você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2017?

Organizador do Bike Serra morre em acidente em Lages